terça-feira, 2 de setembro de 2014

Santiago de Compostela - o Caminho Português a partir de Porto

De Redondela a Pontevedra  (9)

Após a foto oficial junto ao Albergue partimos por ruazinhas estreitas, passando antes pela Igreja de Santiago, e após  passamos pelos viadutos da linha férrea, atravessamos a rodovia  e seguimos por ruas mais tranquilas.

Viadutos da via férrea
Marco  da Via Romana do Sec XIX

Hôrreos continuam  em toda parte.
Passamos por Cesantes, caminhamos por um trecho da N-550, enfrentamos uma subida até chegar no Caminho do Loureiro do Viso. Seguimos adiante por um bosque até dar em uma rodovia vicinal de onde se avistava a Ria de Vigo.

Tomamos nosso café da manhã em um bar, ao lado da rodovia, com uma esplêndida vista da Ria de Vigo.
Na saída do café, tiramos muitas fotos da Ria e distraidamente deixei meus cajados apoiados na parede do café. Só fui dar-me conta após atravessar a rodovia e graças ao seu Antonio que percebeu que eu não os estava portando.

Muito comuns são locais como este Fonte da Lavadeira.

A Ponte Sampaio foi construída no Século XVIII sobre o rio Verdugo, afluente da Ria de Vigo e foi palco da batalha entre espanhóis e as tropas napoleônicas durante a invasão francesa. Os moradores da cidade, fortemente armados e comandados por clérigos, oficiais e fidalgos fizeram as tropas de napoleão recuarem.
A ponte com dez arcos de pedra, com "quebra-mares" em ambos os lados é um dos pontos mais bonitos do caminho.
Cãezinhos saudando nossa passagem.
Sinais do caminho

Capela de Santa Marta
Mais sinais.

Estátua em homenagem ao peregrino na entrada
do Albergue em Pontevedra.

Chegamos ao albergue de Pontevedra ao meio-dia, pois o mesmo localiza-se logo à entrada da cidade. Aguardamos até às 13 horas, horário em que abria o albergue. Nos alojamos e fomos almoçar logo em frente do albergue, num bom restaurante.
O albergue tem ótimo espaço para estender roupas, por isso tratamos logo de lavar e estender nossas roupas para podermos conhecer a cidade.
Pontevedra é Capital tanto da Comarca e Província de Pontevedra e também capital de seu próprio Município.
O ponto de destaque para o peregrino, sem dúvida, é a Igreja da Virgem Peregrina, o caminho passa obrigatoriamente pela frente da mesma. Essa Igreja construída no século XVIII nos estilos barroco e neo-clássico e no seu interior, no altar, está a figura da Virgem Peregrina ou do Caminho.
Para o peregrino ela é um marco muito importante, pois muitos iniciam a partir deste ponto, a percorrer o Caminho Português.
Os sinais pela cidade são quase que, somente as "conchas", pois entendem os moradores que as "setas" 'sujam" a cidade.
Estátuas em meio à rua em Pontevedra.

Igreja da Virgem Peregrina.
Altar da Igreja da Virgem peregrina.

Igreja e Convento de São Francisco de Assis.

Praça Harbour
Vista da parte posterior da
 Igreja da Virgem Peregrina.

Câmara Municipal

Basílica da Santa Maria

Sensação ao final do dia -Um trecho muito agradável de ser percorrido, foram 18,46 km por subidas e descidas de dificuldade média, por lugares agradáveis e em ritmo muito bom.
O que nos deu condições de aproveitar bem o passeio pela cidade, que oferece várias atrações, por ser a capital da Comarca.