segunda-feira, 30 de junho de 2014

Santiago de Compostela - o Caminho Português a partir de Porto


De Ponte de Lima a Rubiões (6)


Era domingo, dias das mães, após carimbarmos nossa credencial, tomarmos um café no Bar Lotus Seara em Ponte de Lima e  atravessamos a ponte romana sobre o Rio Lima.

Visitamos a  Igreja que vemos na 1ª foto e a Capela ao lado. Tentamos pegar o carimbo nessa Igreja mas ainda estava fechada.

















Passamos por Arcozelo onde carimbamos nossas credenciais.
Ao alto vê-se a "carreteira" como chamam a auto-estrada,
logo abaixo a estrada vicinal e mais abaixo, o caminho.







A fonte de 3 bicas que dá o nome ao local.

Flores
Rosas
Flores

Rosas

Rosas











Subidão







Subidão


   
E então surgiu o trecho mais difícil do caminho, uma subida em pedras, muitas vezes em degraus altos mas, muito altos.
Foi o momento em que nos perguntávamos: O que eu estou fazendo aqui? Em pleno domingo, dia das mães.





Passados os piores momentos, a paisagem mudou e estávamos já em terreno plano com muitos parreirais, inclusive fazendo sombra no nosso caminho.
Chegamos cedo até o Albergue de Rubiões, o primeiro albergue em que eu ficaria. Fizemos nossa inscrição e recebemos nosso material.  O albergue é mantido e cuidado pela comunidade e apenas solicitam uma contribuição espontânea.
Encontramos pela primeira vez, neste albergue, um casal de alemães que continuamos encontrando pelo caminho, inclusive em Santiago de Compostela.



Almoçamos em um restaurante situado logo abaixo do Albergue, onde tiramos a foto acima.
Plantaram flores em botas usadas, circundando a concha, simbolo do caminho, fazendo com isso uma homenagem ao peregrinos.
Aproveitamos o sol para lavarmos nossas roupas e mesmo porque, sendo fora da cidade, não tínhamos outras opções. Caminhamos mais um pouco afim de comprar mantimentos para o dia seguinte.

Sensação ao final do dia - Cansaço pelo difícil caminho, Uma certa tristeza por passar o dia homenageado ás mães longe da mãe e dos filhos. mas ao mesmo tempo um sentimento de solidariedade junto aos demais peregrinos alojados ali.



Nenhum comentário:

Postar um comentário