terça-feira, 10 de junho de 2014

Santiago de Compostela - O caminho Português a partir de Porto.

INÍCIO (1)

O Caminho, na verdade, iniciou bem antes da saída do local definido como a Partida - Porto.
Iniciou quando Lucila nos convidou, a Regina e a mim, para fazermos parte do grupo. Nós havíamos feito juntas o Caminho Franciscano, na Itália em maio  de 2013.
Aconteceu lá por outubro e teve várias etapas:
compra de passagens, reserva de hotéis para os primeiros dias, organização da papelada, material para levar na mochila, e altos e baixos, com a desistência forçada da Regina.
Para mim, iniciou mesmo, foi aí, já que decidi que iria assim mesmo, sozinha, no início.
Mas o que interessa mesmo é a partir de Porto -  o início para mim, já que o restante do grupo, ou seja: Antônio,  Aurélio, Lucila e Luzia partiram de Tomar e já estariam  caminhando há uma semana.

Porto - para melhores detalhes visite:

Cerâmicas da estação São Bento

Vista externa da Estação São Bento
                                            Catedral da Sé

Cerâmica do Museu Tesouro da Sé (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tesouro_da_Sé)

Restaurante na Ribeira - foto tirada de cima da Ponte Luis I
                            Ponte Luiz I- na parte de cima circulam os bondes e na de baixo, os carros.
                   Às margens do Rio Douro - Ribeira de um lado e Gaia no outro. Vê-se ainda as finiculares.

Chegamos no dia 05 de maio, nos instalamos e entre 05 e 06  nos dedicamos a conhecer a cidade que tem vários pontos turísticos: Estação de São Bento com suas famosas cerâmicas, a Torre dos Clérigos, a Igreja de São Francisco, a Ponte Luis I, a Ponte Maria Pia, a Avenida dos Aliados, a Ribeira,- local dos restaurantes, o bairro Gaia, da Caves, a Funicular dos Guindais e a Catedral Sé do Porto( onde peguei meu primeiro carimbo)  e muitas outros.

No dia 06 assistimos uma das mais importantes manifestações estudantis que é   a

Queima das fitas do Porto - As manifestações estudantis neste ano ocorreram de 04 a 11 de maio.
O desfile, ponto alto,  ocorreu no dia 6 e podemos presenciar e registrar as festividades.
                                                 Torre dos Clericos

O Caminho

De Porto a Vila do Conde

Mapa do caminho que faríamos de Porto a Vilarinho, optamos por fazer pela orla até Vila de Conde.
    9 Do livro de

Saímos de Porto às 7.30 pela linha amarela do metrô até  a última estação(Mercado) antes de Matosinhos. atravessamos a ponte e seguimos pela orla em caminhos com asfalto, com calçamento, com areia e muitas passarelas de madeira contornando a praia.

Praia de Matozinhos

As flores, na sua maioria, rosas, já começavam a aparecer.

Andamos 23 km até chegar em Vila do Conde, lanchamos enquanto decidíamos se ficaríamos ali ou iríamos até Póvoa de Varzim, onde teríamos mais opções de hospedagem.
Ficamos, em parte porque, se iríamos até Póvoa, teríamos que voltar até Vila do Conde no dia seguinte para retomar o caminho  e também porque encontramos um Albergue com 2 simpáticas anfitriãs, uma se chama Ana, que estavam iniciando no negócio.

Mosteiro Santa Clara em Vila do Conde
Igreja São João Batista em Vila do Conde.
Ao lado da Igreja encontramos um restaurante onde pedi o prato acima, uma das poucas opções sem frituras,  parece-me o  ideal, e foi, para a noite.

A sensação no final do dia: Deslumbramento pelo lindo caminho percorrido, foram 23,15 km  e, ao deitar, a nítida sensação que a mochila continuava lá, grudada nas costas. O fato é que a minha mochila não estava corretamente ajustada ao meu corpo, o que foi resolvido no dia seguinte graças á ajuda de "santo" Aurélio, tanks.