sábado, 8 de janeiro de 2011

Cuidando o Meio Ambiente

Na grande maioria das vezes, uma ação pode desencadear várias outras ações.
Foi o que me ocorreu nesta semana quando fui à Floricultura para adquirir terra para trocar a das minhas folhagens.
A funcionária da Natura Floricultura, a simpática Daniela, ou Dani como prefere ser chamada, ao orientar como proceder, explicou-me que eu deveria preparar uma base de drenagem com pedra brita ou isopor picado.
Achei a ideia do isopor muito interessante por motivos vários: leveza, praticidade e principalmente pelo aproveitamento do isopor.
O que me levou a pesquisar sobre o aproveitamento do isopor, visto que, já na minha mudança o encarregado havia me falado que as indústrias estavam pensando em alternativas para substituir o mesmo nas embalagens devido ao impacto no meio ambiente.
O que encontrei: O ISOPOR é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza assim como o vidro, a cerâmica e os metais.

Apesar de dizer que é um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e aproveitável, diz também que pelotas de isopor são confundidas com organismos marinhos e ingeridas por cetáceos e peixes afetando-lhes o aparelho digestivo.

Mas na Natureza ele leva 150 anos - cento e cinquenta anos. Um século e meio para ser degradado.

No Brasil são fabricados anualmente cerca de 45 mil toneladas de isopor usados na construção civil e nas embalagens de eletrodomésticos.

Apesar de os sites informarem que é um produto totalmente reciclável e não tóxico pra natureza os catadores não tem interesse em razão grande volume e do pouco valor pago.
http://www.ambientebrasil.com.br/.ambientebrasil.com.br/brasil.com.br e http://www.planetasustentavel.abril.com.br/

As etapas da atividade:


blocos de isopor


isopor picado pronto para ser usado.

já na medida para a drenagem.

As plantas na etapa final.

E mais importante, o aprendizado, além da terapia

5 comentários:

  1. Adorei tuas plantas e o cuidado que tens com elas. Isto é terapêutico e agradável. Ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leon que blz saber de tudo isso!
    Parabéns pelos cuidados,isso me deu saudade de meu tomateiro que deixei quando vim...mas antes de vir à praia,fiz uma foto dele carregadinho de tomates.Vou postar oportunamente...

    ResponderExcluir
  3. Que beleza de informação amiga Leo,vou aplicar nas minhas plantinhas tbém...Confesso que não sabia dessa utilidade do ISOPOR...

    ResponderExcluir
  4. Que informação importante essa do ISOPOR; amiga não sabia dessa utilidade,foi muito bom saber,agora vou aplicar nas minnas plantinhas...
    A Leo sempre pesquisadora...Obrigada por vc existir na minha vida,beijos

    ResponderExcluir